Início > 1.News > Empresa lança primeiro “Super Computador Pessoal”

Empresa lança primeiro “Super Computador Pessoal”

Houve um tempo em que Silicon Graphics era sinônimo de computação de altíssimo desempenho. Seus servidores, baseados na arquitetura MIPS e rodando um sistema operacional Unix próprio (o IRIX) eram o que havia de melhor para computação científica e computação gráfica de alto desempenho.

Mas com a drástica queda nos preços de PCs comuns, que ganharam alta capacidade gráfica com baixo custo, e a popularização de soluções de computação em cluster baseadas em Linux ou BSD, a SGI perdeu mercado. Após uma quase-quebra em 2005, e um pedido de concordata no início de 2009, a empresa foi adquirida pela Rackable Systems, em abril deste ano.

A Rackable mudou seu nome para Silicon Graphics International, aproveitando a aura que a antiga sigla “SGI” ainda tinha no mercado, e parece dedicada a retornar o nome à velha forma. Segundo a empresa, o recém-anunciado SGI Octane III é o primeiro “supercomputador pessoal” a chegar ao mercado.

Abrigada em um gabinete de 31×70×66 cm, a máquina pode receber até 10 “nós” (placas), cada um com 2 processadores Intel Xeon 5500 Quad-Core e até 1 TB de memória RAM. Na prática, é um cluster de PCs de alto desempenho em um formato compacto.

Segundo a SGI, a máquina une o poder de um cluster com a portabilidade e praticidade de uma estação de trabalho. Cada Octane III sai de fábrica testada e pré-integrada para rodar os mais comuns aplicativos em computação de alto desempenho (HPC), como dinâmica de fluidos, mecânica quântica, dinâmica molecular, processamento sísmico, análise de dados, renderização, visualização e CAD, entre outros.

Os sistemas operacionais suportados são o Microsoft HPC Server 2008, SUSE Linux Enterprise Server e Red Hat Enterprise Linux. As configurações com Linux incluem os softwares de gerenciamento de clusters SGI ProPack e ISLE.

A SGI Octane III já está disponível no mercado norte-americano, com preços a partir de US$ 7.995 na configuração básica com dois processadores Intel Xeon 5500, 144 GB de RAM e uma GPU NVIDIA Quadro ou NVIDIA Tesla. Mais informações em http://www.sgi.com/OctaneIII.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3995820-EI4801,00.html

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: