Início > Debian/Ubuntu > Diferenças entre Ubuntu e Windows.

Diferenças entre Ubuntu e Windows.

O Ubuntu é um Sistema Operacional livremente disponível, sendo lançada uma versão nova de seis em seis meses, cada uma destas com suporte a atualizações de segurança durante pelo menos 18 meses.

Segurança

Provavelmente, estás habituado a usar um anti-vírus e uma firewall no Windows de modo a o teres seguro. Em Ubuntu podes esquecer isso… Embora existam anti-vírus e firewalls para GNU/Linux, estes servem fins totalmente diferentes. No caso do anti-vírus, só te será util caso queiras fazer o scan a uma partição Windows a partir da tua distro e no caso da firewall, não é mais que uma ferramenta para configurar a rede.

Sistema de permissões

O Ubuntu, tal como qualquer distro GNU/Linux, possui um sistema de permissões UNIX. Basicamente, qualquer tarefa que possa alterar profundamente o funcionamento do Sistema Operativo (Ex.: instalação de software, modificação de uma configuração do sistema, etc.) tem de ser realizada pelo utilizador root (que é o “senhor todo poderoso”).
Para executares uma tarefa como root, tens de introduzir a palavra-passe do teu utilizador. Caso não a introduzas, a tarefa em questão não é executada… Logo, no caso de um vírus, por exemplo, este nunca era instalado/executado sem a tua permissão. 🙂

Updates de segurança

Um dos factores mais importante na segurança de uma determinada aplicação não é necessariamente o número de falhas de segurança, mas a velocidade com que são corrigidas após encontradas. No Ubuntu, a correção destas chega a estar disponível algumas horas depois de divulgadas, ao contrário do Windows, por exemplo, onde chegam a atingir prazos relativamente excessivos.

Design superior

Em Ubuntu, tal como em qualquer outra distribuição GNU/Linux, todos os componentes do Sistema Operativo possuem um devido grau de independência entre eles. Logo, uma falha num destes não se propaga para outro. Já no Windows, onde o Internet Explorer se encontra bastante fundido no sistema operativo, há uma grande vulnerabilidade a vírus, spywares, etc.

Imagem 01

Imagem 02

Imagem 03

Imagem 04

Repositórios

Em Windows, és obrigado a fazer download das tuas aplicações de bastantes mirrors diferentes, onde nao tens garantia nenhuma do que estás a sacar, ou seja, tanto pode ser a aplicação que desejas, como outra aplicação qualquer ou mesmo um vírus. Em Ubuntu, pelo menos 90% das tuas aplicações são instaladas por repositórios de confiança.

Instalação de software

O método de instalação de software mais comum no Windows é:

A) Google for i.

B) Procurar um mirror para o respectivo download

C) Carregar sucessivamente next até a instalação estar concluída

D) *regra geral* arranjar um crack para prolongar a duração do trial.
No Ubuntu o método de instalação de software mais comum é:

A) Procurar software nos sites (e adicionar uns extras se necessário). Caso queira testar clique aqui

B) Ordenar a instalação do programa e aguardar que o respectivo download e configuração esteja completo. Caso tenha um Windows e mesmo assim você queira testar, não se preocupe, o Ubuntu conta com uma ferramenta que possibilita a instalação dentro do Windows sem ter que formatar ou criar partições, é muito simples. Fora tambem que ele lhe da a opção de “Live CD” que funciona de modo que você não instala nada em seu computador, tudo roda via CD, depois é só retirar o CD e pronto, tudo ta normal ^^

Bom aqui consta um Tutorial de Instalaçãodo Ubuntu 9.10

Anúncios
Categorias:Debian/Ubuntu Tags:,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: