Início > Debian/Ubuntu, Gnome, Servidores > Dual/Tri – Head [Ubuntu 8.04]

Dual/Tri – Head [Ubuntu 8.04]

Imagem meramente ilustrativa ^^

Há tempos estos a postar esse “tutorial”, não por falta de tempo mas sim por ser meio estranho postar um tuto onde não são feitas coisas exatas, varia muito de PC pra PC e de placa pra placa, mas tive de fazer pro trabalho então resolvir dar um “Copy+Paste” com algumas modificações.

Esse artigo me lembra a primeira tarefa me imposta do trabalho em 2008, me pediram pra fazer um ubunto onde ele teria de ter dois monitores, na época eram poucos sites que faziam algum artigo sobre o assunto, muitas vezes em ruindows ou só comentavem como era bom e ajudava no trabalho. Depois de 3 meses tentando, formatando, fuçando, remexendo e tudo mais eu consegui, sim demorei tempo pra caramba, era estagiario de meio-periodo. Hoje faço um desses com 3 horas ^^

Infelizmente só consigo fazer em Ubuntu 8.04, foi o unico no qual entendi completamente o Xorg, após essa versão os malditos me simplificaram o Xorg a ponto de não ter nada dentro dele ¬¬.

Estou tirando um tempo pra Fazer num 11.04, mas tempo é algo que me falta no trabalho e na vida… e muito =P

Depois de formatado e com rede tudo certinho, siga os passos:

#apt-get update
#apt-get install libxinerama1 libxinerama-dev libxcb-xinerama0 x11proto-xinerama-dev
#apt-get install nvidia-settings

Depois rode o comando abaixo, ele irá criar um “xorg.conf” em /root

X -configure :y

onde y= numero de telas menos 1 (3 telas ?  3-1 = 2 portanto: X -configure :2)
Isso por que o X entende os dispositivos a partir do 0, por isso existe “card0”, “device0” e assim por diante.

Pra facilitar disponibilizei um download do xorg.conf que eu fiz, ele tem 3 placas, duas PCI e uma PCI Express, conectado á 3 telas de 49″ (TV LCD), use-o para se encontrar conforme le o tuto, tambem existe alguns parametros a mais pra configuração de frequencia.

Idente o mais facil possivel, remova comentarios e as seções não utilizadas. Repare que é bem facil de entender as seções, cada uma delas se refere a um determinada tela (screen) e placa (device). Conforme a necessidade incremente os valores de frequencia e resolução dentro da subceção Screen com Depth 24. Sei que é confuso ler isso e não entender nada, de uma olhada no arquivo xorg.conf criado e ficará um pouco mais claro.

Por fim incremente abaixo da seção ServerLayout:

Section “ServerFlags”
    Option “Xinerama” “true”
EndSection

A seção acima fará com que use o plugin do Xinerama, esse fará com que seu desktop torne-se um só com as 3 telas, caso não use ele ficará com 3 Desktop diferentes, não comunicando-se um com o outro. Faça o teste e veja qual prefere.

Cada seção “Device” deve existir um “BusID” diferente, isso é o que identifica cada placa, caso seu xorg não contenha esse BusID, rode o comando abaixo e use os Ids no xorg.

#nvidia-xconfig

Como é mostrado no arquivo do download, na seção “Screen” e subseção “Display”, usei o “Depth 24” e acrescente o “Modes” com a resolução desejada e frequencia de 56Hz, não esquecendo de fazer o mesmo com todas as outras Seções e Subceções.
Caso Tenha monitores diferentes e até mesmo placas de video diferente pode acontecer das telas ficarem um tanto que diferentes na resolução, com paciencia deve se configurar certamente a frequencia usada por cada monitor e placa. Como pode ver, a subceção “Monitor” tem as opções “HorizSync” e “VertRefresh”, é nessa parte que irá setar a frequencia do monitor (em caso de monitores diferentes) essa parte é bem complicada e chata, as vezes requer o manual do monitor e até mesmo a opção de “tentativa e erro”. Boa sorte ^^

No fim você deve fazer a recompilação do Kernel usando a verção X456… brincadeira, só reinicie o PC e se tiver tudo certo terá suas telas funcionando. Paciencia é requerida, e muito! Reiniciar o PC toda vez após uma modificação é recomendado, reiniciar sómente o GDM as vezes não resolve.

Caso tiver novidades sobre um Dual-Head em outra distribuição os em outra versão do Ubuntu, poste ai.

Se tiver duvida, problemas ou até mesmo sugestões posta aew tambem! Ou se preferir manda um -email

Pra quem não viu lá em cima, o donwload do XORG

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: