Início > Curiosidades, Iniciantes > 9 dicas para aumentar a atenção em suas apresentações

9 dicas para aumentar a atenção em suas apresentações

Um dos maiores desejos de todo apresentador é fazer uma boa apresentação, que não seja cansativa e que as pessoas gostem e lembrem dela. Quando alguém começa a bocejar ou “fazer outra coisa” isto é um sinal de que você não está conseguindo a atenção desejada. Então aqui vão 9 dicas do site Pensando Grande  para manter (e elevar) a atenção de sua audiênciaem suas apresentações.

Direto ao ponto

O que é: O apresentador revela sua mensagem principal nos primeiros minutos do evento, e depois disso, expõe os argumentos relacionados a esta mensagem sustentando os pontos principais.
Quando e como usar: Reuniões em que o tempo é escasso, quando a audiência já conhece o assunto ou quando a audiência é inquieta ou ansiosa.

Surpresa

O que é: Técnica que atua contra a desatenção da plateia por mais que o assunto seja interessante.
Quando e como usar: No meio de apresentações para recapturar a atenção da audiência. Utilize esta técnica através de imagens ou personagens interessantes.

Questionamento

O que é: Além de conferir certo dinamismo à apresentação, as perguntas podem ajudar o palestrante a identificar algo em sua audiência, seja uma linha de pensamento, experiências anteriores ou nível de conhecimento.
Quando e como usar: É possível utilizar em qualquer tipo de apresentação, uma vez que gera movimento na audiência (mental e corporal) e instiga a iteração.

Metáfora

O que é:  A idéia é expressa com base em analogias. construindo um raciocínio paralelo usado para explicar determinados conceitos. Interessante para fixar idéias através de semelhanças .
Quando e como usar: Reuniões com temas densos, audiência leiga e quando se quer fixar a idéia ou um conceito difícil de compreender.

Conflito x solução

O que é: Chamar a atenção da audiência para determinado problema, envolve-la em algum de seus pormenores ou consequências e, finalmente, mostrar-lhe uma solução.
Quando e como usar: Para captar o interessa das pessoas e valorizar o que se pretende destacar, se bem formulado.

Drama

O que é: As consequências negativas são expostas antes de qualquer solução ou circunstâncias, criando assim um clima tenso que será amenizado que será amenizado ao longo da apresentação.
Quando e como usar: É interessante em situações que se deseja alertar a audiência sobre um risco, deixa-la apreensiva em relação a algo ou quando se quer sensibilizar a audiência e incentiva-la a uma mudança de comportamento.

Suspense

O que é: Maneira de prender a atenção da audiência e criar expectativa para determinada anunciação.
Quando e como usar: Apenas quando se tem uma boa notícia para divulgar (resultado positivo, a vitória de uma concorrência, etc), convenções de vendas e lançamentos de novos produtos.

Humor

O que é: O humor gera um envolvimento emocional que, sabidamente aumenta as chances de os ouvintes memorizarem as mensagens transmitidas.
Quando e como usar:  Não se trata de contar piadas, mas sim de inserir passagens divertidas no contexto do conteúdo, mesmo em apresentações mais formais. Use a auto ironia, se inclua na brincadeira e utilize vídeos ou imagens engraçadas.

Tom provocativo

O que é: Uma abordagem em tom provocativo se baseia em comentários e questionamentos sobre pontos fracos e dificuldades da audiência.
Quando e como usar: Quando se quer apresentar soluções ou melhorias para os problemas expostos com finalidade construtiva.

Procure utilizar mais estas técnicas e com certeza você terá apresentações melhores.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: