Início > Servidores > Zabbix-1.8 no CentOS-6 + artimanhas

Zabbix-1.8 no CentOS-6 + artimanhas

Depois de muito penar e sofrer (atoa) para instalar o Zabbix-2.0 no CentOS-6 descobri que existe um bug de fabrica (pelo menos foi a melhor desculpa que eu encontrei ^^) que impossibilita a instalação do FDP.

Então emexatos 40min eu consegui instalar o Zabbix-1.8 sem problema nenhum…

Como diz meu professor de S.O. – “Vamos lá, let’s go?

Antes de mais nada, sabia que tem toda a documentação do 1.8 e do 2.0 aqui
Pode te ajudar mais pra frente, nunca se sabe…

Se você seguir a documentação ele te fala quais componentes você precisa instalar antes de tudo, mas nada que um “yum install” não faça.
Ja vamos antecipar essa etapa, caso tenha acabado de formatar um CentOS ele vem nú e crú, então tem varios componentes necessarios, tirando algumas manhas que tem que ser feitas, por exemplo o fatality SELINUX, vamos começar do começo (jura? ainda bem né?!)

#vi /etc/sysconfig/selinux

SELINUX=disable

Isso salva muita coisa, o CentOS tem a mania de dar uns erros e uns bugs do capeta, isso faz com que a maioria sane XD

Configure a rede e mande:

#yum update -y
#yum install ntsysv (gerenciador de programas na inicialização)

Aproveite e desabilite o iptables da inicialização e reboot a maquina!

Voltando…

#yum install mysql-server mysql-devel httpd php gcc -y

Aqui ja instalamos varios complementos que não vão nos impedir de instalar o Zabbix

Baixe o Zabbix 1.8.12 (Stable) aqui
Depois de baxado, descompacte e mãos a obra:

#cd /opt/ (sempre instalo os pacotes aqui…)
#tar zxvf zabbix-1.8.tar.gz
#mv zabbix-1.8 zabbix

Levando-se em consideração que instalamos o MySQL vamos usa-lo como banco de dados, caso queira usar outro DB (postgre, SQLite etc…) consulte a documentação ^^

PS: Tive problemas com o maldito MySQL na hora de setar senha pro root, por fim deixei sem senha mesmo, então considere onde tiver o <password> como vazio no meu caso e com senha no de vcs

#mysql -u root -p <passwd>
mysql> create database zabbix character set utf8;
mysql> quit;
# cd /opt/zabbix/create/schema
# cat mysql.sql | mysql -u<username> -p<password> zabbix (se tiver sem senha como eu retire o -p)
# cd ../data
# cat data.sql | mysql -u<username> -p<password> zabbix
# cat images_mysql.sql | mysql -u<username> -p<password> zabbix

#cd /opt/zabbix/
#./configure –enable-server –with-mysql –with-net-snmp

Aqui pode ocorrer algum problema de lib ou compilador faltando, recomendo o Google como site de busca XD (ninguem merece o Bing ou Yahoo né?!)
Mas pra ajudar vcs:

#yum install gcc make automake -y

Antes de iniciarmos o server, o maldito não cria seus arquivos de configurações, então:

#mkdir /etc/zabbix
#cp -a -r /opt/zabbix/misc/conf/* /etc/zabbix/

Tecnicamente ja vai estar tudo correto, a não ser que vc usou um usuario diferente do root e setou senha, pra isso de uma zoiada no zabbix_server.conf e sete os parametros conforme as suas conf.

Copie os arquivos php pro local certo:

#mkdir /var/www/html/zabbix
#cd /opt/zabbix/frotends/php/
#cp -a -r * /var/www/html/zabbix/

Reinicie alguns serviços pra não ter erro:

#service mysqld restart
#service httpd restart

E finalemnte inicie o Zabbix

#zabbix_server

Não, ele não tem nenhum start, restart, stop nem nada, pra matar o infeliz mande um killall e ja era!

Abra o navegador prefirido (Jack Spearrow não vale!) e coloque na URL:

http://IP_SERVER_ZABBIX/zabbix

Agora ele vai falar algumas baboseiras que ninguem nunca le e vai passar pra vc alguns parametros que falta pra ele poder seguir em frente, um deles é o date_timezone e outros pacotes.

Os pacotes:

#yum install php-mbstring php-bcmath php-gd -y

As configureções que ele pede pra mudar são todas no /etc/php.ini inclusive procure pela linha “date.timezone” e adicione ficando assim:

date.timezone = Amecica/Sao_Paulo

O resto é só vc procurar usando o / no vi ou vim e mudar conforme solicitado, simplão!

Por fim logue com usuario admin/zabbix e TA-DAM!

Agora falta configurar esse fdp… bom, Google ta ai pra isso né!? HAuhUAHuHAuHAUh
Ainda não sei fazer isso, mas assim que souber eu posto aqui.

Abraço galera, é nois que vua bruxão! o/

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 08/05/2012 às 11:20

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: