Início > Pensamento > Você sabia?

Você sabia?

Estava eu sem fazer nada nesses ultimos tempos quando me deparei com uma pergunta:

— Papai Noel existe ou existiu?

Papai Noel + Coca Cola

Pode parecer uma piada ou uma pergunta muito tosca, mas fui pesquisar pra saber de onde surgiu essa lenda do Papai Noel, não pode ser algo inventado pelo homem pra fazer seus filhos se comportarem bem afim de dizer que vão ganhar presentes no fim do ano… ou pode?

Nosso Oráculo disse o seguinte:

Papai Noel (Português Brasileiro) ou Pai Natal (Português Europeu) é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, ou no Dia de São Nicolau (6 de dezembro). A lenda pode ter se baseado em parte em contos hagiográficos sobre a figura histórica de São Nicolau.

Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto. Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XIX devido à influência da Coca-Cola, que na época lançou um comercial do bom velhinho com as vestes vermelhas. Essa imagem tem se mantido e reforçado por meio da mídia e meios publicitários, como músicas, filmes e propagandas.

Coca - Cola

Interessante não? Nós idolatramos o velhinho branco e vermelho graças a nossa amiga Coca-Cola… que coisa, mídia fazendo nossa cabeça mais uma vez… lamentavel =/

Desde pequeno você ve a imagem ja manipulada pela mídia… será que é só a imagem do Papai Noel? Se eles fazem isso com o Papai Noel, simbolo cristão, imaginem com o resto… #PenseNisso!

O personagem foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.

Há bastante tempo existe certa oposição a que se ensine crianças a acreditar em Papai Noel. Alguns cristãos dizem que a tradição de Papai Noel desvia das origens religiosas e do propósito verdadeiro do Natal. Outros críticos sentem que Papai Noel é uma mentira elaborada e que é eticamente incorreto que os pais ensinem os filhos a crer em sua existência. Ainda outros se opõem a Papai Noel como um símbolo da comercialização do Natal, ou como uma intrusão em suas próprias tradições nacionais.

E não é que o Papai Noel existiu mermo?! XD

Mas por fim, na minha opinião, virou símbolo da comercialização.

— Ahhh KiD, vai me dizer que você é Ateu, anti-cristo ou sei lá o que e não acredita em Deus e no Natal!? =O

Não disse isso! Vejamos alguns fatos:

A Bíblia diz que os pastores estavam nos campos cuidando das ovelhas na noite em que Jesus Cristo nasceu. O mês judaico de Kislev, correspondente aproximadamente à segunda metade de novembro e primeira metade de dezembro no calendário gregoriano era um mês frio e chuvoso. Sendo assim, não era um mês propício aos pastores ficarem nos campos passando frio e cuidando de ovelhas. Entretanto, o evangelista Lucas afirma que havia pastores vivendo ao ar livre e mantendo vigias sobre os rebanhos à noite perto do local onde Jesus nasceu. Eles foram avisados no evento chamado de Anunciação aos pastores.

 

A partir dessa pequena pesquisa pode ser ver que o dia 25 é um ícone, segundo a própria Bíblia segunda metade de novembro e primeira metade de dezembro corresponde, a minha humilde contagem, 15/11 á 15/12, logo dia 25/12 não entra…

Digamos que pra facilitar o comercio no final do ano, queima de estoque, pagamento de contas das empresas e bla bla bla (um milhão de outros motivos) eles “moveram” o aniversário de Cristo prum dia mais propício ^^
Nesse caso tenho de concordar com as “Testemunhas de Jeová” que não comemoram o Natal por não acreditar que Jesus tenha nascido nesse dia XD

Mas isso vai de cada um, cada religião, cada pensamento e cada opinião. Eu expus a minha, e a sua? =D

Quero deixar claro que respeito todas as religiões e crenças, por favor não comecem com comentarios de “vc não teme a Deus, vc vai pro inferno e bla bla bla” ¬¬

Grande abraço a todos e FELIZ NATAL!!!

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: